20 Aug 2012

Paisagem Tropical


Os espaços exteriores a esta moradia concretizam-se em dois aspectos fundamentais. Por um lado um sistema simples de pavimentações em betão esquartelado pigmentado com endurecedor de superfície. E as áreas permeáveis de jardim.

Relativamente aos pavimentos importa dizer que a sua implantação resulta da implantação altimétrica da moradia. Neste caso procedeu-se apenas à micro-implantação através de pendentes superficiais com vista às drenagens pluviais, que resultam na escolha e implantação de sumidouros, cuja rede pluvial será projectada pela especialidade.

Os pavimentos são no geral uma só tipologia – Betonilha afagada mecanicamente e pigmentada à cor ocre – pavimento pedonal e à cor cinza – pavimento viário.

O remate dos pavimentos faz-se extensivamente através de uma contenção em aço cor-ten que nos ressaltos altimétricos faz espelho de degraus – obtendo-se, portanto, uma leitura homogénea e limpa de todo o espaço pavimentado.

Importa dizer, ainda que os movimentos de terras resultam fundamentalmente em dois aspectos – a decapagem de terreno e aproveitamento de solos para plantações (a verificar ainda pelo projectista) e a implantação de estruturas pavimentadas e escadas. No geral, trata-se portanto da criação de caixas de pavimentação. Dadas as alterações topográficas da implantação da estrutura edificada – conclui-se não haver movimentações maiores senão as apontadas e resultantes deste facto.

As áreas jardinadas são fundamentalmente o resultante do encosto dos pavimentos ao limite proprietário, resultando em caixas ou canteiros permeáveis – locais de plantação de todo o tipo de plantas.

As árvores escolhidas são típicas do copado africano – são tamarindos que na sua folhagem verde aberto muita frescura proporcionam. As palmeiras são as reais e compõem o espaço aéreo com a sua folhagem recortada, marcando singularidades e transições.

Toda a vegetação escolhida é da região bioclimática subtropical e tropical, estando portanto em consonância quer do ponto de vista ecológico quer do ponto de vista cultural com a região de Luanda.

No comments:

Post a Comment

water angle