Sobre o desenho global de jardins, percursos (pavimentações), muros e muretes, mobiliário e equipamento e iluminação exterior; a nossa concepção de projecto assenta na definição de duas tipologias de intervenção. Por um lado as acções sobre a ribeira, pelo outro a intervenção nos abertos libertados pela demolição dos edifícios industriais. Pretende-se aplicar um desenho bem implantado altimétricamente, constituído por parcelas relativamente desniveladas como se fossem “parterres” mas agora despidos de glorietas, inteiramente revestidos por prados, relvados, herbáceas e sub-arbustos, por pavimentações e, claro, por soluções mistas.
Estes patamares serão contidos perifericamente por muros e muretes que, gostaríamos, fossem em alvenaria de pedra da região argamassada sem massa à vista, formando também bancos para apreciar a paisagem. Naturalmente haverá bandas de contacto entre percursos estruturantes e os patamares, possivelmente pequenos lances de escadas e rampas que farão articulação com/entre os diversos elementos compositivos. Dizemos pequenos lances e rampinhas pois as áreas em foco apresentam declives, no sentido da ribeira, de relativo pequeno valor.
Mobiliário – É nossa opinião que, no desenho, devemos incluir certos elementos correspondentes a esta categoria; serão bancos em pedra da região de forma sensivelmente cúbica e paralelepipédica com complementos (Desenho de assentos) em madeira exótica. Estas peças serão distribuídas racionalmente, e não só, no panorama de trabalho de modo a oferecer condições de estar, ver, ouvir e sentir.
Propõem-se igualmente a inserção de um pequeno parque infantil, com alguns brinquedos como molas, baloiço e estrutura para trepar, tudo sobre pavimento amortecedor em borracha e de acordo com o Decreto-Lei n.º 379/97 de 27 de Dezembro.
Iluminação exterior – A abordagem deverá ser funcional mas também integrar a ideia de que deverão iluminar pontos singulares; árvores esplêndidas, pontos focais determinantes, eixos dominantes, pormenores de interesse construtivo (por exemplo um revestimento excepcional) e por aí adiante.
No comments:
Post a Comment